A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), Orquestra residente da PUC-Rio, convidará o violoncelista Matias de Oliveira Pinto, para mais um concerto da temporada comemorativa de 10 anos, no dia 12 de setembro de 2024, quinta, às 19h, na Sala Cecília Meireles. A regência será de Felipe Prazeres, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).
No repertório da apresentação, o público vai conferir “Campeão”, do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Efraim Osher (14/03/1974); “Le Grand Tango”, uma das obras mais conhecidas de Astor Piazzolla (1921-1992), em que o solista poderá mostrar todo o seu talento em um dramático e impressionante solo de violoncelo; e “Variações Enigma, op. 36”, obra mais célebre do inglês Edward Elgar (1857-1934).
“Estamos muito contentes em receber pela primeira vez, tanto o solista, Matias de Oliveira Pinto, quanto o talentoso maestro Felipe Prazeres, que também atua há alguns anos com projetos socioeducativos. Vai ser uma grande celebração”, afirma Fiorella Solares, diretora da OSJRJ e do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB).
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro é composta por 55 jovens, em sua maioria moradores de comunidades do Rio, e é oriunda do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atua com ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade de diversas regiões do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, oferecendo oportunidade de profissionalização por meio da música.
Felipe Prazeres e Matias de Oliveira Pinto prometem encantar o público
Natural de São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto foi aluno de Zigmunt Kubala e tornou-se professor de violoncelo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1980, muda-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim.
Premiado na Europa, realizou turnês pelos EUA, em vários países da América do Sul, e em em Israel, Japão, Coreia, Nova Zelândia e Austrália, se apresentando com Orquestras, duo com piano e nas mais variadas formações de música de câmara.
É diretor artístico dos festivais de Verden na Alemanha, Patagônia no Chile e Ouro Branco, Brasil. Recentemente gravou o choro para violoncelo e orquestra de Camargo Guarnieri para o selo NAXOS Brasil. Além disso tem CDs gravados pelos selos europeus Cello Colors, Academy, Kreuzberg Records, Bella Musica e Hungaroton Classics.
Já o regente Felipe Prazeres é um dos mais conceituados de sua geração e atua frequentemente como regente da Orquestra Petrobras Sinfônica como violinista spalla desde o ano 2000. Também é diretor artístico e fundador da orquestra Johann Sebastian Rio, uma das mais importantes orquestras de câmara do país.
Na Petrobras Sinfônica foi maestro assistente de Isaac Karabtchevsky, entre 2014 e 2018. É um dos fundadores da Academia Juvenil, projeto socioeducativo que oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde atua como titular desde 2022, foi regente e diretor musical das óperas O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Carmen, de Bizet, e O Elixir do Amor, de Donizetti além de ter atuado como regente nas últimas três últimas Aberturas de Temporada. Em 2023 regeu a Sinfônica do Theatro Municipal e a OSB juntas em um concerto dedicado a Berlioz e Wagner.
PROGRAMA:
"Campeão" Concerto para Violoncelo e Orquestra- Efraim Osher (14/03/1974)
Le Grand Tango - Astor Piazzolla (1921 - 1992)
Variações Enigma, op. 36 - Edward Elgar (1857 - 1934)
SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro na Sala Cecília Meireles
Regência: Felipe Prazeres
Solista: Matias de Oliveira Pinto (violoncelo)
Data: 12 de setembro, quinta
Horário: 19h
Local: Sala Cecília Meireles - Rua da Lapa, 47, Centro, RJ
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Antecipados: https://salaceciliameireles.
100 minutos. Livre.
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MARIO LUIZ DE SOUZA CAMELO
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