20/09/2024 às 16h30min - Atualizada em 21/09/2024 às 00h00min

NorteShopping e Shopping Tijuca participam da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’

Idealizada pelo casal Tiago Leifert e Daiana Garbin, conscientização sobre o retinoblastoma ocorre no dia 21 de setembro em vários Shoppings do Brasil

Lorena de Oliveira
Divulgação
Importante canal de comunicação com o público, os shoppings Tijuca e NorteShopping — administrado pela Allos, vão participar de uma mobilização nacional em torno da retinoblastoma — um tipo de câncer ocular — com médicos voluntários e outros profissionais de saúde. Esta é a segunda vez da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’ nos shoppings, uma iniciativa do casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. Em 2021, a pequena Lua, filha deles, recebeu o diagnóstico da doença.
No próximo dia 21 de setembro, as equipes dos dois shoppings estarão engajadas para ampliar a conscientização dos clientes, alertar sobre os principais sintomas e esclarecer dúvidas. No NorteShopping, foi criado um espaço para receber os clientes para tirar dúvidas com médicos e estudantes de medicina, além de distribuição de balão, coroa de papel e cartilha para colorir. Das 12h às 20h, haverá também pintura facial.  O stand estará localizado no 2º piso, ao lado do quiosque da Stanley. Já no Shopping Tijuca, o espaço foi montado no 1º piso, próximo à Drogaria Pacheco. Também contará com várias atividades, como oficina de pintura facial, atividade de colorir e brides, como pelúcia do mascote da campanha – o gatinho Flash, giz de cera, cartela de adesivos. Nos dois shoppings as atividades são gratuitas.

“Nós nos vemos como um importante aliado em todas as discussões importantes para a sociedade, dado o volume de pessoas que recebemos todos os meses, o alcance e capilaridade dos nossos shoppings nas cinco regiões do país. O nosso engajamento nessa campanha educativa, de saúde e de utilidade pública, nos transforma também em uma plataforma importante para conscientização, gerando a oportunidade de diagnóstico precoce, o que é extremamente importante. Desta forma, oferecemos os nossos espaços para que mais pessoas tenham conhecimento e estejam informadas sobre esta doença”, destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.

A campanha conta com o apoio de Tiago e Daiana, que reforçam que a falta de informação sobre a doença os levou a criar a campanha, com o intuito de contribuir para promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.
“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma o jornalista Tiago Leifert.
Neste ano, a campanha traz um novo integrante, que promete aumentar a conexão com os pais e crianças. ‘De Olho nos Olhinhos’ conta agora com o mascote Flash, um gatinho que simula um dos sintomas visíveis da doença — o olho de gato — que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP). 
Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).


 

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LORENA DE OLIVEIRA SANTOS
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