16/07/2024 às 11h36min - Atualizada em 17/07/2024 às 00h00min

Como vender mais em períodos de instabilidade econômica?

Profissionais da economia e do marketing analisam o cenário econômico e apostam em ações para aumentar as vendas

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O estrategista de marketing, Jaime Bouquard e a economista, Paula Esquerdo
O volume de vendas no varejo brasileiro registrou uma alta de 5,6% no ano de 2024 e 3,4% em 12 meses, conforme a recém-divulgada pesquisa mensal do comércio do IBGE - publicação referente ao resultado de mai/24 em 11/07/24. Ainda assim, muita gente ainda está esperando para ir às compras, devido à instabilidade econômica do país. Para o estrategista em marketing, Jaime Bouquard, uma boa estratégia de parcelamento pode ajudar nesse momento, mas é importante que o empresário, antes de tudo, faça um estudo e entenda se poderá suportar essa estratégia.  “Se você consegue facilitar para o cliente sem afetar seu fluxo de caixa, por que não? Parcelar de mais vezes ou receber a entrada da compra com um prazo maior, sem afetar suas atividades, pode sim ser um bom negócio”, explica ele.
De acordo com a economista, Paula Esquerdo, o Brasil tem hoje uma taxa de juros alta, em 10,5%, embora tenha caído no último ano. Além disso, a inflação ainda está presente na vida dos brasileiros, o que acaba segurando as compras e, principalmente, os parcelamentos a longo prazo. Em contraposição, a economista ressalta um mercado de trabalho aquecido, batendo níveis históricos mínimos de desemprego, ou seja, mais gente com renda para gastar. “É importante ressaltar também, além de muitas outras variáveis, que o Brasil é um país agroexportador, mas grande parte dos produtos de alto valor agregado, que são os industriais, com pesquisa e desenvolvimento embutido, são importados, o que gera um aumento de preços, quando o dólar está em alta”, explica ela.
Outro ponto citado por Paula é que a taxa de juros alta freia muito o consumo na área da construção civil, principalmente quanto aos financiamentos da casa própria, e isso pode influenciar também em outros setores, que são complementares a ele, por exemplo, a compra de móveis e eletrodomésticos. Jaime Bouquard, que tem experiência no marketing de empresas de móveis, afirma que o ideal nesse momento, seja em que ramo for, é criar novos mercados. “É preciso reforçar a sua marca para que, na hora da escolha, ela seja a preferida do cliente. Se ele está pensando mais antes de comprar, precisa ter sua marca na mente como prioritária. Para isso, é fundamental que a empresa invista na criação de novos mercados, novos produtos e na exposição de sua imagem. As mídias sociais são, hoje, uma excelente ferramenta para isso”, destaca.
Um fator importante citado pelo estrategista é o atendimento. Para ele, este é primordial para que você tenha a preferência do cliente. O profissional ressalta que as pessoas compram por dois motivos: ou por alguma dor ou por um sonho. Sendo assim, cabe, segundo ele, ao vendedor, antes mesmo de pensar em aumentar suas vendas, entender que está ali com a função de sanar uma dor ou realizar um sonho, um desejo. “O bom atendimento consegue fazer as perguntas certas para oferecer aquilo que faz sentido naquele momento. Inclusive, durante essa conversa entre cliente e vendedor, é possível descobrir outras necessidades, que a pessoa nem sabia que tinha e fazer a venda de mais produtos. Então, o atendimento com atenção e boa escuta é fundamental para gerar essa conexão que vende”, conclui.
 

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AMANDA MARIA SILVEIRA
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